
O PROJETO
O PROBLEMA
Existe uma deficiência sistêmica na identificação de espécies madeireiras no Brasil, que permeia toda a cadeia produtiva.
Essa deficiência provoca inúmeros impactos.
Sejam financeiros com a comercialização aquém ou além do valor de mercado da espécie.
Por riscos estruturais gerados pelo uso indevido de espécies com diferentes características físicas, levando a falhas ou rupturas de estruturas feitas com madeira.
E ecológicos prejudicando a preservação de espécies em risco de extinção, a perda de biodiversidade e o enfraquecimento da resiliência de florestas.
A SOLUÇÃO
Nossa certificação de autenticidade de espécies madeireiras gera um selo de garantia exclusivo que traz maior transparência para o mercado madeireiro em toda sua cadeia de custódia.
Com este selo é possível garantir ao consumidor final a aquisição da madeira correta escolhida.
Reduzindo equívocos e perdas financeiras, além de minimizar as chances de risco por falhas em construções.
O selo ainda irá ajudar na rastreabilidade das espécies contribuindo para preservação de espécies ameaçadas e a preservação das florestas.
A ABORDAGEM
Utilizando o conhecimento em anatomia da madeira fazemos a identificação correta das espécies.
Com isso proporcionamos maior transparência sobre a correta comercialização das mesmas.
Esta identificação constante garante que todas as empresas parceiras comercializem ou utilizem madeiras que sejam certificadas garantindo a legitimidade da espécie.
A utilização dos nomes científicos é essencial devido sua especificidade, algo que não existe quando utilizamos apenas nomes populares, pois um único nome popular pode corresponder a diferentes espécies.

Selo padrão
O selo traz a autenticidade para as espécies de madeiras. Apresenta o logo do projeto acima, a fita de certificação, e logo abaixo o código da empresa parceira.
Neste código a primeira letra representa o estado de origem da empresa, a segunda letra apresenta o segmento da empresa, e a última letra e números apresenta o registro da empresa.
Tamanho (3,9 x 2,2 cm).
Selo reduzido
O selo reduzido foi elaborado para atender produtos de madeira com tamanho reduzido.
O selo traz a logo, o website e o código do parceiro utilizando o mesmo padrão de código.
Tamanho (1,8 x 1,8 cm).

Sobre mim
Diego Romeiro
Sou biólogo, com mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo, onde trabalhei com anatomia ecológica de árvores. Participei do projeto Cadmadeira realizando identificação de madeira para vistorias e fiscalizações em conjunto com as polícias ambiental e rodoviária. Nesse mesmo período, também ministramos cursos de anatomia da madeira para a polícia ambiental do Estado de São Paulo e também para a Polícia Rodoviária Federal.
Tenho 14 anos de experiência com identificação de madeira, uma das minhas paixões dentro da biologia.


